Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Hino Municipal de Praia Grande é instituído por Lei após 42 anos de sua criação

Publicado em 30/12/2021 às 21:43 - Atualizado em 30/12/2021 às 21:44

A Lei Municipal Nº 2.589/2021 oficializou o Hino do Município de Praia Grande, o qual é considerado símbolo municipal ao lado do Brasão e da Bandeira, com a letra composta por Ari Pedro Borges e Agenor Neves Marques, sendo a melodia criada por Osmildo Delvam.

A 34ª Sessão Ordinária realizada no dia 23 de novembro de 2021, contou com o lançamento do vídeo do Hino Municipal produzido pela Câmara de Vereadores e a explicação da história por parte do Secretário de Cultura Kauê Bellettini.

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, na presença do Prefeito Municipal Elisandro (Fanica), Vice-Prefeito Rodrigo Mariani, Secretário de Cultura Kauê Belletini, Secretária de Assistência Social Tatiani de Faveri e o Presidente da CEPRAG (Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande), Patrique Alencar Homem.

O Hino Municipal:

Em 1979, 21 anos após a emancipação política, Praia Grande ainda não possuía um hino oficial. Foi então que o Prefeito em exercício neste ano, o Sr. Ari Pedro Borges, decidiu que era hora de compor o hino do município.
Ari, contou com a contribuição do Senhor Agenor Neves Marques, que era um Padre nascido em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis e que também era escritor reconhecido nacionalmente e Membro da Academia Internacional dos Poetas.

Ari Pedro Borges, em 1979, fez os primeiros manuscritos da poesia para o hino e levou para Padre Agenor, que na época morava em Urussanga, e os dois trabalharam neste projeto por 2 meses.

Em março de 1979, estando a letra concluída, Ari escolheu o Maestro Osmildo Delvan, um dos maiores nomes da música de Santa Catarina, para escrever a partitura e criar a melodia do hino de Praia Grande.

Osmildo Delvan, era Major da Polícia Militar de Santa Catarina e um dos mais premiados músicos do estado, sendo inclusive autor da música do Hino dos Bombeiros de Santa Catarina.

Depois de inúmeras idas a capital, para analisar a música, o Hino foi gravado em fita cassete e foi executado pela 1ª vez em 19 de julho de 1979, no palco da Praça São Sebastião pela Banda da Polícia Militar de Florianópolis.

No ano de 2009, trinta anos após a 1° gravação do Hino em fita cassete, a Câmara de Vereadores de Praia Grande, com o Presidente Jorival Hendz, fez uma homenagem, no Auditório “Vergilino Francisco Pereira”, na CEPRAG, para Ari Pedro Borges e a sua esposa Beatriz Clezar, pelas inúmeras contribuições deixadas ao município. Nesta ocasião, a Câmara de Vereadores, regravou o Hino em MP3.

A atual gravação do hino foi realizada nos Studios de Márcio Torrez, no Rio Grande do Sul em março de 2009 e tem como intérprete a cantora Elis Cardoso.

Desde 19 de Julho de 1979, o Hino de Praia Grande é executado em eventos municipais e momentos cívicos. Porém, o mesmo não era assegurado por Lei Municipal. A Lei Municipal aprovada tem como escopo oficializar a letra, melodia e partitura do Hino criado por Ari Pedro Borges e Agenor Neves Marques em 1979.

Confira o Hino Municipal em: https://www.praiagrande.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/41474


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar