Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

MemoriasPraiaGrande2022
Nossas Comunidades: Três Irmãos

Publicado em 07/04/2022 às 18:01 - Atualizado em 07/04/2022 às 18:03

Segundo as histórias contadas, o povoamento das terras da Praia Grande teve início ainda no início do século XIX, em Três Irmãos.
A roça com seus ciclos “plantação/colheita” é resumo da história das primeiras famílias que chegaram a essas terras. Para Praia Grande, tem um significado especial na sua história e cultura. Em 1820, segundo o memorialista Gilberto Ronsani, chegam como primeiras famílias para residir nessa localidade, sendo uma delas a família de Jacintho Lopes e Rosa de Jesus, provavelmente vindos de Laguna.


A abertura da Rodovia Nereu Ramos em 1943 trouxe o desenvolvimento para Três Irmãos. Assim, rapidamente, após a inauguração da estrada, a vila transformou-se principalmente em rota de passagem do, de ônibus, caminhões e automóveis que percorriam Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. Essa era a principal rodovia que conectava os dois Estados por essa época.


Entre as décadas de 1950 e 1970 a vila teve seu auge, possuindo empreendimentos como fecularias de farinha, descascado de arroz e algumas casas comerciais como açougue e salão para bailes. Possuía também arraias para corrida de cavalo, igreja e salão comunitário, botecos e armazéns.


As plantações de Tabaco (Nicotiana tabacum), foi o grande produto produzido nessas terras. Nessa época comunidade passou a ter 35 estufas de secagem de fumo.


No início da década de 1990 a cultura do arroz chegou em Três Irmãos. Por possuir possuir terras e ser muito distantes e distantes das Gerais – diferente dos exemplos da serra abastecida de vale de implantação do arroz irrigado, ainda mais que mais conveniente, muito conveniente, que descem a serra cortam essa localidade, os trabalhos de irrigação das granjas. Atualmente, a comunidade foi criada para o desenvolvimento de uma cidade.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.

Obras Consultadas: Inventário Histórico Cultural das Vilas e Comunidades da Praia Grande de Frank Cardoso Lummertz.

Fotos: Valcir Daros e praiagrandedoscanyons.com.br.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar