Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Nossas Águas

Publicado em 16/12/2021 às 14:34 - Atualizado em 16/12/2021 às 14:35

O Rio Mampituba é o principal rio de Praia Grande e região. Seu nome Mampituba deriva-se do tupi guarani MBOI-TUBA, que significa “rio de muitas cobras”, interpretado, também, como rio “sinuoso”. Tem suas nascentes no alto do planalto serrano do Rio Grande do Sul, entre seus afluentes mais importantes está o Rio Josafáz, Faxinalzinho, São Gorgonha, Rio do Boi, Malacara e Índios Coroados.
 
Sua importância geográfica recai como marco da fronteira Sul do Estado de Santa Catarina com o Estado do Rio Grande do Sul, tendo sua foz no Oceano Atlântico junto aos molhes da cidade gaúcha de Torres e a catarinense de Passo de Torres.
 
É um rio de águas de tonalidade verde e cristalina margeado por seixos rolados de basalto. Possui fortes corredeiras e em seus remansos formam verdadeiras piscinas naturais. Entre suas características, é conhecido pelas cheias repentinas, nas quais suas águas potentes ultrapassam o limite de suas margens, que ao longo do tempo, causaram grandes enchentes, entre elas, a que causou mais estrago: a enchente de 1974.
 
Historicamente, o Padre Raulino Reitz, da paróquia de Sombrio, escreveu em 1948:
 
"Outro fenômeno a relatar é a frequente mudança do curso dos rios. Toda a planície da metade do município é assoalhada de grossa camada de cascalhos. Foram os rios que, ora passaram aqui, ora rasgavam uma curva além, depositaram por toda à parte, onde passavam, o seu grande sortimento de seixos rolados. E assim durante séculos e milênios assoalharam grande parte do território do município."
 
Justamente esse grande sortimento de seixos rolados por suas margens, criando um verdadeiro espraiado de pedras, inspirou no batismo de nossa cidade... Praia Grande, uma Praia vasta de variados seixos rochosos.
 
Fonte: Secretaria de Cultura
Obras consultadas: A roça da estância: memória e experiência de trabalhadores rurais nos Aparados da Serra - Frank Lummertz
Fotos: Hélio Donadel, Ivo Bellettini, Raquel Clezar, Luiz G. Inácio, Terezinha de Jesus Inácio, Frank Cardoso Lummertz.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar